top of page

O que é o ECAD?

O ECAD, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, é um órgão privado sem fins lucrativos que busca distribuir direitos autorais de cada música tocada em execução pública no Brasil, tanto de obras nacionais quanto estrangeiras.

Ecad

Quem paga? Quem contribui com o pagamento do ECAD são emissoras de rádio e TV, lugares que apresentam músicas como: restaurantes, bares, lanchonetes, supermercados, shopping centers, lojas, cinemas, consultórios, clínicas salões de beleza, academia de ginástica, hotéis, boates, casas de shows e eventos culturais como carnaval e São João.

Entendimento do STJ: especificamente no caso da hotelaria o STJ entende que é devida a cobrança quando há retransmissão radiofônica nas áreas comuns, como recepção e salão de café da manhã, e quartos. Porém, na hipótese do Hotel retransmitir músicas através de TV por assinatura, o STJ entende que a cobrança é indevida, uma vez que cada empresa de TV por assinatura já contribui para o ECAD e a cobrança diretamente dos hotéis configura cobrança em dobro.

Projeto de Lei: Há um Projeto de Lei no Senado Federal proposto pela senadora Ana Amélia no qual põe em discussão a lei dos direitos autorais, sustentando que o uso das músicas dentro dos hotéis, motéis e pousadas não pode ser considerado execução pública. Este projeto já foi aprovado por três comissões do Senado e agora está em análise na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Se aprovado, segue para a Câmara dos Deputados.

bottom of page